quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Não a Criminalização dos Movimentos Sociais!

Por que não rolou o Encontro da
Juventude do Campo e da Cidade??
.
Estava previsto para acontecer em Julho o Encontro Latino Americano de Economia Solidária, onde ocorreria também o Acampamento da Juventude do Campo e da Cidade de diversos movimentos sociais. Esse espaço proporcionaria o
momento de troca de idéias, pois é com a juventude organizada que podemos discutir coletivamente temas que nos dizem respeito e encontrar alternativas contra a exploração e para construção de uma autonomia popular. Embora a realidade do jovem urbano e do jovem do campo sejam diferentes temos em comum a exploração pelo capital e falta de políticas públicas para o acesso a direitos básicos como: educação pública e de qualidade, acesso à cultura, a trabalho digno, saúde, moradia...

Porém, o vice-prefeito de Santa Maria, José Ferret (PP) em reunião com o Ministério Público Estadual juntamente com os órgãos municipais e estaduais de saúde sabendo do Encontro trataram de barrar a organização da juventude e a construção dessas alternativas ao atual modelo de sociedade, impedindo o encontro com o argumentação de que haveria possibilidade de disseminação do vírus da gripe suína, caso ele ocorresse.

Se as autoridades estavam tão preocupadas com a saúde pública, porque a única aglomeração evitada foi o encontro dos movimentos populares? Mas por que os espaços de consumo - shopping center e supermercados - reprodutores do capital não foram barrados, sendo que nestes ambientes se encontram grandes concentrações de pessoas?

Nesse sentido, fica clara a perseguição as organizações políticas no Rio Grande do Sul a qualquer tentativa de transformação social que rompa com o modelo capitalista. E aqui lembramos que continuaremos disseminando a resistência e a luta por um mundo com justiça social e soberania popular!!!

Texto de João Rodrigues (Levante Popular da Juventude) e Karen (CIRC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário