quarta-feira, 2 de setembro de 2009

“Toda uma vida de luta”

Uma história de 25 anos, mais um sem-terra morto. Desta vez foi o trabalhador rural Elton Brum da Silva, assassinado em São Gabriel, Rio Grande do Sul. Conforme os indícios da bala, Elton foi atingido pelas costas, por brigadianos que faziam o despejo quando já não havia resistência por parte dos trabalhadores.
.
Pelo país, histórias parecidas são contatadas com freqüência sobre os diversos assassinatos de trabalhadores rurais e noticiadas de maneira duvidosa pela polícia e pelos interessados na repressão ao movimento. Aqui no estado, a perseguição aos sem-terra é encabeçada pelo Ministério Público e pela governadora Yeda Crusius (PSDB), que juntos já haviam fechado as escolas itinerantes do MST, no início do ano, deixando mais de 300 crianças sem ensino.
.
O contra-senso é ainda maior nacionalmente pois, além da campanha de criminalização e preconceito ser engrossada pela imprensa corporativa, tem na sua linha de frente o excelentíssimo presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Gilmar Mendes. Este mesmo, representante-mor dos latifúndios brasileiros, que exige presteza nas investigações de recursos públicos destinados aos sem-terra. O mesmo que, ao lado de todo aparato Judiciário, da bancada ruralista no Congresso Nacional, dos mandatários do agronegócio, da direita aparelhada e da grande mídia, ignorou quando empresas e fazendeiros, igualmente favorecidos pelo dinheiro público, se envolveram na morte de centenas de trabalhadores rurais, com a depredação do meio ambiente, com a grilagem, a monocultura, o trabalho escravo e infantil, com o fato de que nosso país tem uma infinidade de terras férteis e milhões morrendo de fome, que os sem-terra são herdeiros de uma dívida histórica do estado brasileiro.
.
Assim como o jamais esquecido massacre de Eldorado dos Carajás (PA), em 1996, onde a polícia matou 19 sem-terras, bem como a morte de milhares de indígenas, quilombolas, missionários, sindicalistas, lutadores da reforma agrária e dos direitos humanos, por décadas e séculos a fio de impunidade, o assassinato do trabalhador rural Elton Brum é motivo para intensificarmos nossa indignação, de relembrar nossa batalha pela justiça social e pela soberania popular, de nosso apoio incessante ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra que gritam todos os dias: “Por nossos mortos, nem um minuto de silêncio. Toda uma vida de luta!”.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário